21/02/2010

Tempestade na Mdeira - Imagens




5 comentários:

Fernanda disse...

Querido amigo João,

Imagens que ficam para a posteridade, estas pelas piores razões.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Querida Ná.

Seria conveniente que todas as autarquias recordassem estas imagens algumas vezes por ano, para dedicarem mais cuidado ao essencial da vida dos seus povos e dessem mais prioridade aos assuntos ligados à prevenção. Vale mais prevenir do que remediar.
Já me pronunciei sobre isto no comentário que deixei no Do Mirante

Beijos
João

Pedro Ferreira disse...

Amigo João Soares,

Infelizmente esta foi mais uma tragédia que aparentemente podia ter sido evitada sem tantos mortos e danos materiais.

Mas é assim que eles engordam as suas contas na Suíça e não só.

Abraço
Pedro

A. João Soares disse...

Amigo Pedro,

Sem dúvida que se tivesse havido mais cuidados de prevenção, se tivesse sido deixado espaço para a água passar sem causar tantos estragos teria havido menores consequências da grande quantidade de chuva que caiu em pouco tempo.
E não sou maldoso ao ponto de pensar que tudo se deve a desvios de dinheiro. Inclino-me mais para a incompetência, o desleixo crónico, o «deixa-nadar», o esperar que nada de mal aconteça. Se bem reparar em situações orograficamente semelhantes encontra muitos casos em que há casas construídas em pleno caminho da água, quando é mais abundante. Esse caminho chama-se leito de cheia e nele não devem ser colocadosobstáculos à passagem da água. Mas, os engenheiros das autarquias ignoram ou desprezam esse facotor de risco.
As Câmaras pensam mais naquilo que é visível e gera votos e, depois, aparecem estas catástrofes.

Um abraço
João

Ludgero de Sousa disse...

Tenho Lido com atenção muitos comentarios mas mesmo para quem pença que nunca foi feito nada e um engano por que mesmo concordando que á muita coisa mal feita mas para quem conheçeu a Madeira á 20 anos sabe bem que as ribeiras não tinha quase muros de seporte e forem contruidos nouvos muros e so quem vive na Madeira sabe como e dificil contruir a sua casa justamento por esses terenos tão dificeis mas com a Agua que caiu nada seguraria essa mesma força de agua e se repararem bem o que caiu foi tudo construido no tempo do estado nouvo ou seja ((SALAZAR))E O EXEMPLO ESTA NA CABELA SEM MAS NADA CORDIAS COMPRIMENTOS DE UM MADEIRENSE DE GEMA