09/11/2010

Imagens do Universo

Imagens espectaculares obtidas pelo telescópio Hubble
São fotos de galáxias e planetas espalhados pelo Universo.
A sua serenidade, a sua complexidade de conceitos e fenómenos, é tal, que o cérebro humano ainda não tem capacidade para entender.


*

2 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

Belas imagens. Não são de serenidade, mas de movimentos tempestuosos com nuvens de partículas e de gases que formam imagens bonitas mas impressionantes. O cérebro dos humanos, terrestres, não tem capacidade para compreender a dinâmica coerente do espaço. Nós nada compreendemos do espaço, tal como, um minúsculo verme da floresta tropical nada percebe do continente em que está ou do planeta Terra. Somos minúsculos grãos de poeira num universo infinito.

Há quase um ano publiquei o seguinte post ET. Um desafio e congeminações
, esperando reflexões inovadoras, mas elas não apareceram, porque nada sabemos sobre o que se passa no universo.
Há apenas interrogações:

1. Que tipo de seres são os extra-terrestres que nos visitam? Não podem parecer-se com qualquer ser vivo da Terra, porque em viagens tão demoradas precisariam de toneladas de alimentos. A medida de distância em astronomia é o ano-luz, ou seja a distância que é percorrida pela luz durante um ano, deslocando-se ela a 300.000 Km por segundo!!!

2. Que tipo de energia utilizam para se deslocarem até nós, fazerem evoluções na nossa atmosfera e regressarem. Têm sido observados por pilotos aviadores de vários países em diversos pontos da atmosfera terrestre, sem que possamos compreender como o podem fazer.

3. Se nós temos só agora telemóveis utilizando antenas retransmissoras próximas, como podem eles comunicar com os seus amigos a distâncias tão grandes?

4. Tais seres vivos serão apenas algo parecido com chips electrónicos, ou moléculas pensantes?

Em conclusão, estamos na perspectiva de nos termos de convencer de que a nossa ciência nada representa no conhecimento do universo e que seremos colocados em contacto com algo muito superior a nós fora da nosso imediato discernimento. Não iremos ensinar nada a ninguém mas a aprender muito, tanto quanto a nossa pequenêz cósmica e a nossa humildade o permitir.

Muito obrigado por ter trazido estas imagens e dar oportunidade para reflectirmos no nada que somos perante o universo.
Beijos
João
Sempre Jovens

Fê blue bird disse...

Meu amigo:
Eu é que agradeço um comentário tão eloquente de quem se interessa pelo que o rodeia.
Obrigada pelos seus ensinamentos.

Beijinhos