11/04/2016

A VERDADE NÃO É IMUTAVEL. TEM LIMITE DE VALIDADE




A descrição desta paisagem válida há duas semanas hoje é mentira. E aquilo que vemos hoje será mentira daqui a duas ou três semanas.
Disto ninguém terá dúvidas, mas criticam-se os outros por mudarem de opinião acerca de coisas referentes a situações que foram alteradas.
O mundo é feito de mudanças e não podemos ser arrogantes e «senhores absolutos de uma verdade única e universal»
Temos que nos agasalhar de acordo com as exigências do ambiente, da Nova Época. Mas não nos devemos dispensar de exercer a nossa opinião e dar as nossas sugestões para que as mudanças sejam sensatas e aceitáveis, conducentes a melhor qualidade de vida.

2 comentários:

Celle disse...

FELIZ AQUELE AQUELE QUE MUDA DE OPINIÃO.
O SÁBIO PODE MUDAR DE OPINIÃO O IGNORANTE NUNCA...
AMANHÃ VC PODE ESTAR MUITO FELIZ E SUAS ATITUDES SERÃO DIFERENTES...
O HOMEM QUE NUNCA MUDA DE OPINIÃO É COMO "ÁGUAS PARADAS", SE PROLIFERA...
Bjs

A. João Soares disse...

Esta foto foi feita quando hoje vinha do almoço. A ideia já é velha.
Ainda bem que ocasionei o seu belo comentário.

Um dia um velhote pensador, com quatro filhos, chamou o mais idoso e disse-lhe para pegar num papel e numa caneta, ir a pé pela estrada e quando esta começa a descer para o vale, se sentasse na pedra ao lado direito e fizesse a descrição daquilo que via no vale à sua frente. Quando o filho regressou e lhe entregou o papel, leu-o e guardou-o na gaveta. Quatro meses depois, repetiu o mesmo pedido ao segundo filho e guardou a sua redacção. Passados outros quatro meses, fez o mesmo com o terceiro filho. E, quatro meses depois, com o filho mais jovem. Uns dias depois reuniu os quatro filhos. Deu a cada um o papel que ele tinha escrito e mandou que cada um lesse aquilo que escreveu. Cada um apresentou a sua descrição da paisagem, sem saber daquilo que os outros iriam falar. Os escritos foram feitos, cada um numa das quatro estações do ano e, portanto, traduzia, uma de quatro imagens diferentes. O pai disse-lhes: cada um de vocês fez essa redacção sentado no mesmo local e o que leram é totalmente diferente dos outros. Mas todos falam verdade. Isto prova-lhes que a verdade não é única e ninguém é senhor absoluto da verdade e esta pode apresentar diversos aspectos. Devemos ter respeito pelo que os outros dizem porque a verdade deles pode ser diferente da nossa. Nunca esqueçam isto.