12/02/2015

DESLOCAMENTO DE PRÉDIO




DESLOCAMENTO DE PRÉDIO HISTÓRICO EM ZURIQUE

Na maior empreitada de seu tipo na Europa, um edifício de 6.200 toneladas foi deslocado de 60 metros, em uma única peça, depois de 19 horas de trabalho. O prédio histórico da antiga fábrica de máquina Oerlikon, em Zurique, teve de abrir espaço para a ampliação da ferrovia.
Construído em tijolinhos, o edifício tem 123 anos e é a última relíquia de Oerlikon, antiga zona industrial do século XIX. Em 1876, a fábrica de máquinas 'Maschinenfabrik Oerlikon (MFO)' começou a fabricação de ferramentas, armas e locomotivas elétricas.

Quando o seu atual proprietário, a empresa ABB, anunciou planos para demoli-lo, os moradores pediram que o prédio fosse preservado, enfatizando a importância cultural do imóvel para a região. Junto com o novo proprietário, Swiss Prime Site, e a Rede Ferroviária Federal, a ABB desenvolveu um plano alternativo para deslocar o edifício de 6.200 toneladas em uma única peça.

Os preparativos começaram há 10 meses (tal como mostrado na animação vídeo). As paredes de retenção tiveram que ser substituídas por pilares de aço. Sob o edifício foi construído uma laje de concreto com trilhos nos quais foi colocado o edifício para o deslocamento.

A operação começou na terça-feira, 22 de maio de 2012, às onze horas. Através de prensas hidráulicas, o gigante foi deslocado a uma velocidade de quatro metros por hora.

Na quarta-feira, às quatro e meia da manhã, o prédio de 80 metros estava em sua nova localização.
(SF/Swiss site Prime/swissinfo.ch)

2 comentários:

Celle disse...

FANTÁSTICO, INACREDITÁVEL SE NÃO TIVESSE O VÍDEO...

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

O meu gosto pela Engenharia leva-me a admirar a cuidadosa criação de uma estrutura rígida apoiada em carris,em que assentou todo o edifício sem que tivesse havido uma tremura das suas paredes. Os alicerces foram todos substituídos por traves rígidas que eram o topo de colunas que iam assentar na base que depois, sobre rodas iriam permitis ao conjunto percorrer os carris, eram rigidamente construídos apoiados em solo devidamente compactado, até ao destino.
AJS