01/09/2011

Conímbriga. Cidade romana. Em ruinas



A cidade romana de Conímbriga, próxima da actual localidade de Condeixa-a-Nova, Portugal, pertencia à província romana da Lusitânia. As suas ruínas são as de maior dimensão e importância de todo o território luso.

A sua ocupação pelos romanos teve lugar no ano de 139 a.C., durante as campanhas de conquista levadas a cabo pelo general e político Décimo Junio Bruto.

Durante o século primeiro da nossa era, foram construídas as grandes termas e a praça central. A sua muralha circundante de um quilómetro e meio de extensão, data do século IV, época de declínio romano.

Entre os anos 465 e 468, la cidade sofreu o ataque dos povos bárbaros (suevos).
Na imagem vêm-se edifícios reconstruídos da cidade romana de Conímbriga.

3 comentários:

Celle disse...

Gostei da história!
Quando aí estive soube que Portugal é o país mais antigo da europa.Já existia antes mesmo de Cristo! Se esta cidade romana de Conímbriga era em Portugal, realmente,suas ruinas são importantíssima e impressionante sua sobrevivência até os dias de hoje?Parabens Portugal pelo feito, representa o respeito pelo passado!
Agradecida pela aula, obrigada
Celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

As ruínas de Conímbriga ficam junto a Condeixa, poucos quilómetros a Sul de Coimbra.

Creio que as imagens não são reais e representam o que seria a cidade romana se tivesse sido conservada desde a origem. Tem uma grande extensão e há balneários e pisos de casas em mosaico muito bem conservados.

Existe um museu com material pedagógico moderno para esclarecer todas as dúvidas sobre as condições da vida dos romanos na época.

Para visitas há bons acessos com ligação à auto-estrada Lisboa-Porto.

Beijos
João

Celle disse...

Só imagens também é cultura!
Parabens ao seu criador, um verdadeiro preceptor!
Beijos
Celle