João, a crítica é perigosa porque fere o orgulho do indivíduo, alcança o seu senso de importância e gera o ressentimento."Um animal que é recompensado pelo bom comportamento aprenderá com maior rapidez e reterá o que aprendeu com maior habilidade que um animal que é castigado por mau comportamento". Através das críticas não operamos mudanças duradouras e sempre ocorre, revolta. " Com a mesma intensidade da sede que nós temos de aprovação, tememos a condenação". Lavemos nossa janela... Celle
Com os seus comentários estamos sempre a aprender. São incentivos para reflexões mais cuidadas.
Compreendo a sua reflexão. Só castigar não basta. É preciso a cenoura e o chicote, o prémio e o castigo. Mas cada acto de educação ou de disciplina deve ser correcto, claro para ser compreendido pelo «aluno» we eficaz nos resultados no comportamento posterior.
A crítica não deve ser apenas negativa e destrutiva, deve ser explicada e com fins positivos, indicando pistas para as boas soluções. «Fizeste mal por isto... e para fazeres bem devias ter feito assim...» Deve ensinar-se a Pensar antes de decidir.
2 comentários:
João, a crítica é perigosa porque fere o orgulho do indivíduo, alcança o seu senso de importância e gera o ressentimento."Um animal que é recompensado pelo bom comportamento aprenderá com maior rapidez e reterá o que aprendeu com maior habilidade que um animal que é castigado por mau comportamento".
Através das críticas não operamos mudanças duradouras e sempre ocorre, revolta. " Com a mesma intensidade da sede que nós temos de aprovação, tememos a condenação". Lavemos nossa janela...
Celle
Amiga Celle,
Com os seus comentários estamos sempre a aprender. São incentivos para reflexões mais cuidadas.
Compreendo a sua reflexão. Só castigar não basta. É preciso a cenoura e o chicote, o prémio e o castigo. Mas cada acto de educação ou de disciplina deve ser correcto, claro para ser compreendido pelo «aluno» we eficaz nos resultados no comportamento posterior.
A crítica não deve ser apenas negativa e destrutiva, deve ser explicada e com fins positivos, indicando pistas para as boas soluções. «Fizeste mal por isto... e para fazeres bem devias ter feito assim...»
Deve ensinar-se a Pensar antes de decidir.
Beijos
João
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