01/12/2010

Neve na Serra da Estrela

6 comentários:

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
Ao ver estas imagens fiquei a pensar nas saudades que deves ter tido da tua Serra! Ela é sempre linda mas ainda mais quando coberta com o manto branco da neve!
Um abraço amigo e solidário.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Não te esqueces desta vida simples e saudável que que se vive aqui. Isto só faz saudades quando estamos longe, mas nesta rotina diária, o tempo vai passando na contemplação da beleza a que te referes com palavras simpáticas. E para se enganar o frio dorme-se no meio das cabras, numa colaboração solidária de dividir por todos o calor corporal. O mais difícil é convencê-las que não podem ir pastar porque está tudo coberto de neve. Têm que mascar a palha do curral.
E vou parar porque o céu está encoberto e as placas colectoras solares não apanham luz suficiente para o computador trabalhar durante muito tempo!!!

Um abraço
João
Do Miradouro

celle disse...

joão, já está nevando por aí?
Ou está apenas se lembrando?
Os tempos mudaram e o clima também! Como fez alusão áquela obra literária com a qual se descreve e que não me canso de elogiar, pois, realmente é um marco na sua vida e na minha!
No litoral onde mora não neva não é mesmo?
Onde fica a Serra da Estrela?
Beijinhos Celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

A Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal Continental, fica um pouco a Norte do centro geográfico do rectângulo, sensivelmente à mesma latitude da cidade de Viseu e um pouco a Sul da cidade da Guarda, longe do mar e próximo da fronteira com a Espanha.
A neve é actual, o vídeo foi publicado hoje no jornal diário Correio da Manhã online. No litoral não cai neve, mas anteontem de manhã caiu chuva muito fria com granizo. Têm estado temperaturas muito baixas. No interior do Norte e Centro há muitas estradas com o trânsito cortado devido à neve.

Beijos
João
Do Miradouro

celle disse...

joão, agradeço sua atenção em informar-me, sou assim mesmo, curiosa e o que não sei quero aprender.Se a neve é atual, o frio chegou pra valer!!! Quando lhe fiz a pergunta,demonstrei toda minha ignorancia a respeito de neve. Imaginava que no litoral não nevasse, mas, meu neto que está no Canadá, numa ilha,na cidade de VITÓRIA, disse que nevou semana passada. É normal, este clima, esta temperatura, no inicio de dezembro? Sei que a neve prejudica e aumenta o perigo nas estradas, como se faz? Nas cidades, joga-se sal para derreter a neve e passam maquinas,retirando o excesso dela, e nas estradas? Esconde a sinalização e se torna um perigo constante?
-Não aguentaria morar assim, acho que não!
rsrsrs!
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

No início de 1953 nevou na cidade da Amadora aqui perto de Lisboa e a pouca distância do mar, Mas no interior montanhoso é mais frequente, mas não há um calendário rigoroso. Este ano o frio veio mais cedo e com agressividade.
Quanto ao trânsito, nas estradas com muito movimento a neve vai desaparecendo com o calor produzido pelas rodas dos carros que criam faixas limpas onde é possível circular até que a quantidade de neve seja muito elevada. Então as estradas são fechadas ao trânsito. O sal resolve os problemas menos graves, mas a partir de certa quantidade de neve são precisos carros limpa-neve que aspiram a neve e a lançam para fora da estrada. Na Serra, os carros devem usar correntes nas rodas para possibilitar a aderência destas ao piso coberto com alguma neve. Sem elas, as rodas deslizam em falso, patinam sem mover o carro.

Nevar é um espectáculo de rada beleza que as crianças aproveitam muitas brincadeiras, desde fazer bonecos até atirar com ela em guerras com «armas» (bolas de neve) de arremesso.

Beijos
João
Do Miradouro