28/07/2022

CONVÍVIO SEMANAL DAS QUINTAS

 CONVÍVIO SEMANAL

Por tradição, a esta hora, devia estar a decorrer o almoço do grupo de amigos. Porém hoje, 28 de Julho, por motivo de o Reataurante estar encerrado para férias do pessoal, o almoço apenas poderia ser realizado noutroloca escolhido por um parceiro interessado e combinado com amigos, o que não seria fácil em tão curto prazo. Não tenho notícia de ter sido tentado e conseguido tal arranjo e limito-me a festejar o momento, com estas palavras e o envio de um Abraço virtual de muita Amizade para cada um dos amigos que habitualmente se reúnem. Oxalá possam continuar o encontro semanal durante muitos mais anos, sempre com saúde e boa disposição. Cumprimentos a todos. João Barbeita.


19/07/2022

A ÁGUA ESTÁ A ESCASSEAR

A água está a escassear

(Public em DIABO nº 2375 de 08-07-2022, pág 16, por António João Soares)

Quando era menino e moço e vivia numa aldeia beirã de onde apenas saí quando acabei o liceu, ouvi vezes sem conta a frase «quem não poupa sal, água e lenha, não poupa nada que tenha». O calendário foi passando e a moral desta frase foi-se esbatendo. O sal, um produto que vinha do distante mar passou a ser reduzido por conselho médico por ser inconveniente para a saúde, aumentando a tensão arterial e o perigo de problemas cardiovasculares. A lenha, que era muito consumida para a culinária e o aquecimento durante o inverno que, na região, era muito agreste, foi perdendo a procura. Mas a água continua a ser muito consumida desde a alimentação à higiene corporal, doméstica e à estética. E presentemente estamos a verificar a sua carência acentuada, quer nos caudais dos ribeiros e represas que davam para as regas dos campos de cultivo, quer nas barragens, quer nos sinais de que os terrenos não possuem a humidade suficiente para alimentar a vegetação.

É certo que aparecem pessoas que lhe dão menos valor, mas continua a ser indispensável à vida. A propósito de haver pessoas que a menosprezam, vi um dia na TV brasileira um programa em que o artista Joe Soares estava a entrevistar uma esteticista localmente muito conceituada que lhe demonstrava que a água não é essencial ao cabelo e que muitos animais, com o corpo coberto de pêlo vivem sem tomar banho. E quando o Joe contestou que a higiene da cabeça e do cabelo não a pode dispensar, ela afirmou que o bom uso do pente garante a higiene, e demonstrou na cabeça dele, puxando-lhe repetidamente o cabelo todo para um lado e depois repetindo os mesmos movimentos no sentido contrário e ele afirmou que sentiu o resultado. Ela disse-lhe que os animais selvagens, não usam pentes mas coçam-se ou com as patas ou esfregando-se em superfícies ásperas.

Actualmente, Portugal encontra-se numa situação de seca severa e extrema agrometeorológica em todo o continente, "o que consubstancia um fenómeno climático adverso, com repercussões negativas na atividade agrícola" e na vida das pessoas. Estas, nós, temos que alterar os nossos hábitos, para podermos continuar a viver, mas adaptados às circunstâncias ambientais.

"Esta situação sofreu um agravamento na 1.ª quinzena de junho com a totalidade do território continental em situação de seca severa ou extrema". Verifica-se a descida do volume de água armazenada em grande parte das bacias hidrográficas. E o solo tem menos humidade o que tem grande influência na agricultura e na produção alimentar.

O problema afecta-nos a todos e, por isso, cada um de nós deve assumir o dever de evitar exageros nos gastos de água e alertar quando verificar que algo está a aumentar o consumo ou a poluição da água potável ou da água que possa ser reutilizável para outros fins.

A água que temos nas nossas casas vai ter preços superiores e isso significa que devemos gastar com muito mais parcimónia. Rever a frequência dos banhos, o seu pormenor e o tempo que a torneira está aberta, etc. Quando se lavam as mãos deve abrir-se a torneira apenas com a capacidade indispensável, e fechar-se quando se ensaboa, etc. Ou colocar um pouco de água no lavatório para lavar as mãos em vez de ter a água a correr, o que significa gastar um litro em vez de uma quantidade deles. Quando se termina de urinar na sanita, deve acionar-se a água apenas durante o tempo indispensável e não deixar que o autoclismo esvazie.

Há hábitos de esbanjamento que devem ser alterados, antes que este precioso líquido deixe de correr. 

17/07/2022

CONVÍVIO SEMANAL DAS QUINTAS 220714

A realização deste convívio semanal das Quintas constitui uma manifestação de amizade, de solidariedade que constitui um exemplo do comportamento a seguir para que a humanidade viva em paz e harmonia social, como se fôssemos todos irmãos. Desta vez, dadas as condições climáticas, de pandemias, de saúde e de condições familiares, traduziu-se  na presença do nosso Amigo Vilela. Para que ele não sinta a falta dos habituais parceiros juntou-se uma fottografia dele num outro almoço e mais uma em que pode reviver um outro na companhia de mais quatro companheiros. Os meus cumprimentos a todos e principalmente ao mais assíduo do grupo.








07/07/2022

CONVÍVIO SEMANAL DAS QUINTA 220707

 A esta hora, se tudo tiver decorrido como é tradição, o almoço deve estar em plena realização, não quero incomodá-los, mas espero que me enviem as totografias a fim de as publicar como tem sido meu hábito e  pode haver um problema que impeça qualquer acto conducente às fotos ou mesmo à realização do almoço. Precalços que sucedem. Uma coisa é certa é que a amizade constitui um afecto de tal modo forte que ultrapassa as dificuldades que possam ocorrer a qualquer dos convivas. Haja fé, esperança e respeito pelos outros. Se outras não vierem, coloco aqui duas fotos de memória de outro convívio deste grupo. Recordar é viver.




01/07/2022

CONVÍVIO SEMANAL DAS QUINTAS 220630

 Desde há muitos anos este convívio dava origem a uma exibição de um quantidade de fotografias que serviam os companheiros do grupo que não puderam participar, bem como muitos outros amigos, matarem saudades dos constantes das fotos. Mas o fotógrafo habitual desde o início da sua participação nestes encontros deixou de comparecer regularmente, por deixar de ter carro, por deixar de actualizar a carta d condução, por ter entrado num lar situado longe deste local de reunião e por deixar de ter condições de se servir de transportes públicos... Prontificou-se para fazer a publicação das fotos que lhe eram enviadas por email. Mas desta vez, depois de esperar mais de 30 horas pelas fotos, decidi fazer esta referência ao convívio sem imagens, com os melhores cumprimentos a todos os participantes, mesmo ignorando as suas identidades e a sua quantidade!!! Mesmo assim, sente-se feliz por poder efectuar este gesto de solidariedade e contribuir  para o exemplo que estes convívios dão à AMIZADE aos visitantes desta página. Àqueles que se recordam o amigo Carlos Gordalina lembro que faz anos no próximo dia 11 e espero que nesse dia já tenha tido alta do Hospital das Forças Armadas onde tem estado internado. Desejo que ele e todos vós gozem da melhor saúde e sintam a melhor disposição, dedicados aos vossos passatempos.

Hoje já tenho fotos dos convivas que participaram, embora possam ter sido produzidas em encontros anteriores.