13/07/2018

AMARANTO. PARA EMAGRECER E...

Nove razões para comer amaranto: O alimento versátil que emagrece
180713. Por Liliana Lopes Monteiro

Este alimento, ainda desconhecido por muitos, é sobretudo utilizado em dietas vegetarianas e sem glúten.

© istock

De acordo com a publicação Dicas de Mulher, o amaranto é, na verdade, um 'pseudocereal', ou seja, não é exatamente um grão de cereal, como o trigo ou a aveia, mas contém nutrientes semelhantes aos encontrados nos cereais.
Saiba mais sobre sua composição nutricional e todos os benefícios que trás para a sua saúde.

Nove razões para conhecer e consumir o amaranto diariamente:

1. Valor nutricional

De baixo teor calórico, cada 50 gramas contém 45 calorias, é rico em ferro, potássio, magnésio, fósforo, e fibras.

2. Não tem glúten

O amaranto é ótima opção alimentar para quem sofre de intolerâncias e nomeadamente de doença celíaca. Versátil, o amaranto pode ser introduzido em diversos tipos de receitas.

3. Aliado do cérebro

Fonte de manganês, o amaranto é extremamente importante para a manutenção de uma ótima função cerebral, podendo proteger contra certas condições neurológicas.

4. Excelente para a saúde dos ossos

Rico em fósforo e cálcio, o amaranto contribui para a boa saúde óssea, e pode ajudar a prevenir o aparecimento da osteoporose.

5. Aliado da digestão

Contribui para a otimização do sistema digestivo. Fonte de fibras, ajuda a combater a prisão de ventre e também a aumentar a absorção de nutrientes no organismo.

6. Ajuda na perda de peso

Com alto teor de proteínas e fibras, o amaranto é um bom aliado para quem quer perder aqueles quilos a mais. Ajuda na saciedade, na digestão e no bom funcionamento do intestino.

7. Aliado do coração

Os níveis de potássio encontrados no amaranto, contribuem para a ótima saúde do coração. Além disso, o amaranto ajuda a regular os níveis de colesterol e é rico em ferro, ajudando desta forma o organismo no processo de produção de sangue.

8. Fonte de antioxidantes

O amaranto é ainda rico em antioxidantes, que protegem o organismo contra os radicais livres, ajudando assim a evitar o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crónicas, como patologias cardíacas e cancro.

9. Melhora o sistema imunitário

Fonte de vitamina C, o amaranto contribui para a melhoria do funcionamento imunitário, melhorando a saúde geral do organismo.

Diga sim ao amaranto e sinta-se bem!

Sem comentários: