29/04/2012

Os 10 melhores voos rasantes..

Amor entre a Nuvem e a Árvore



A nuvem e a árvore nutrem um romance de amor, espontâneo, natural, sem artifícios nem falso pudor.

A nuvem, na sua simplicidade e transparência, dá expressão à sua paixão, debruçando-se sobre o objecto do seu amor e mimando-o com carícias suaves, macias, fofas, carinhosas, afectuosas, sem nada esperar em troca a não ser um bafo de humidade e oxigénio. A árvore tem a ganhar além da honra da sua coroação vistosa, algumas lágrimas que a nuvem sobre si verta e a façam crescer e dilatar o seu volume.

Por vezes a nuvem, em excesso de excitação, enrubesce, mas hoje não surpreendi nenhuma em estado de tal emoção.

28/04/2012

Desenhos de Linda Huber



Linda Huber é muito exigente na preparação de sua arte. Aparentemente, ela só precisa de um papel e um lápis grafite, mas, não é bem assim. Para obter o impressionante efeito de realismo, capaz de fazer inveja a máquinas fotográficas de boa qualidade, ela usa diversos tipos de lápis, papel de boa qualidade, paciência de Jó e uma técnica impressionante desenvolvida por ela mesma, ao longo dos seus 50 anos de vida. Linda Huber é simplesmente fantástica e, para compreender isso, basta olhar para os seus desenhos. Imagens extraídas de Power Point de Antonio Varela varela55@ono.com

Desenhos de Paul Cadden



Não são fotografias. São DESENHOS

Os desenhos hiper-realistas do escocês Paul Cadden puseram-no no centro das atenções no mundo da arte. Afinal nem tudo que parece é.

Um retrato de uma senhora idosa, onde nenhuma ruga ou cabelo branco são esquecidos, ou uma imagem de dois jovens na rua, sem descurar nenhum detalhe das lojas à roupa dos rapazes, são apenas dois dos trabalhos que expostos na galeria Plus One, em Londres, onde podem ser comprados por, no mínimo, cinco mil libras (cerca de seis mil euros).

A atenção aos pormenores faz a diferença no trabalho de Paul Cadden, de 47 anos, que começou a desenhar quando tinha apenas seis. Hoje, o seu traço é único, confundindo-o com fotógrafos e não com desenhadores.

A prática artística, conhecida por hiper-realismo, que tem como objectivo reproduzir fotografias apenas com recurso a um lápis e sem qualquer equipamento, não é nova mas a incrível semelhança entre os desenhos do escocês e a realidade é notável e como pouco se viu.

“O hiper-realismo tende a criar um impacto emocional, social e cultural e difere de foto-realismo que é muito mais técnico. A minha inspiração vem da frase: intensificar o normal. Eu uso objectos e cenas de pessoas do quotidiano e depois crio um desenho, que carregue um impacto emocional”, disse o artista numa entrevista ao Daily Mail, explicando que antes de desenhar procura saber a história das pessoas ou das coisas representadas. “Aquele homem da fotografia pode ser um veterano de guerra”, continua Cadden, para quem esta informação muda o sentido do desenho, podendo-lhe dar um impacto emocional maior.

Para a porta-voz da galeria londrina, só é possível perceber que os trabalhos de Paul Cadden são desenhos, quando vistos ao vivo. “

Desde que a exposição inaugurou, no final de Fevereiro, o interesse em torno da obra do escocês tem aumentado, da comunicação social aos agentes artísticos. Foi notícia em países tão diferentes como a China ou os Estados Unidos, o Brasil ou a Alemanha, e para este ano tem já agendadas exposições no Japão, em Cuba e nos Estados Unidos.

Transcrição do Jornal PÚBLICO

Céu de Algés



Este aspecto do céu inspirou a autora dos poemas Viagem e Céu publicados em Sempre Jovens
Fotos tiradas por Isabel Martins

22/04/2012

Acrobatas espectaculares

Espectáculo que faz arrepiar a assistência.
Para ver em ecrã inteiro faça clic no botão no canto inferior direito. Depois, para sair, use a tecla Esc

19/04/2012

A Humanidade tem que pensar no futuro

Se o ser humano não pensar seriamente no seu futuro acabará por se extinguir, vítima da sua descontrolada ambição. Se tiver dificuldade em ler, faça clic para ver em ecrã inteiro. Não se pode perder uma palavra deste texto.

Serra da Estrela - Portugal



O ponto de maior altitude de Portugal Continental; a maior área protegida; a neve e outras raras belezas

16/04/2012

GERMAN PHOTOGRAPHER


                              PARA SUA APRECIAÇÃO

                                     MAGNÍFICAS PHOTOS RECEBÍDAS POR E-MAIL

Mar no Estoril


Fotos de Isabel Martins

Duplo arco-íris


Duplo Arco Íris, fenómeno pouco vulgar
Fotos de Isabel Martins, no Terreiro do Paço, em Lisboa

13/04/2012

Bronze, Arte, Escultura



Variadas estátuas e monumentos em bronze situadas em diversos locais de Portugal. Fotos retiradas de arquivo pessoal ou recebidas de amigos ou obtidas da Internet, não sendo possível dispor de elementos identificativos de cada uma, por deficiência do sistema de arquivo.

pôr do sol em cascais domingo de páscoa

10/04/2012

Convívio das Terças 120410




Desejamos as melhoras e rápido restabelecimento aos habituais companheiros que não puderam comparecer por motivo de saúde.

Fotos tiradas por Allas, Faria e Soares (ordem alfabética)

07/04/2012

Cascais. Uma das nódoas locais



Esta «construção» que obstrói o passeio, sem ter qualquer utilidade e que, de início, podia ter sido projectada sem causar prejuízo aos peões, já foi objecto de alertas nos posts Peões devem ser respeitados, Câmara em greve? e Cascais não respeita peões e em e-mails.
A foto mais antiga deste álbum foi tirada em 12-04-2010, quando a situação derivada do erro inicial já devia ter sido remediada havia mais de dois anos.
Mas tudo se mantém sem se vislumbrar razão justificativa.

06/04/2012

Votos de Páscoa Feliz

Aos colegas colaboradores deste espaço
Aos visitantes,
Aos comentadores,
Aos Portugueses,
A todos os seres humanos,
A toda a Natureza,
desejamos que estes dias sejam de muita PAZ interior e exterior, que seja o início de uma verdadeira Primavera, que seja o começar de uma NOVA ERA, de muita Paz, de óptimo relacionamento com tudo o que vive à volta, fazendo uso das melhores energias, dos mais elevados valores éticos, amando os outros, por que daí se receberá Amor e felicidade interior.
Sejamos utópicos para o BEM e esperemos que, com o nosso bom comportamento, contribuamos para melhorar a humanidade. Com isso obteremos um bom resultado.

PÁSCOA FELIZ para todos